A Saúde Suplementar pode ser exemplificada pelos planos de saúde, já que esses são os principais prestadores de serviços de saúde na esfera privada. Na definição formal do que é saúde suplementar, temos o conceito de atividade que envolve a operação tanto de planos quanto seguros de saúde privados.
Para que se caracterize assim, as ações desse sistema não devem ter conexão com o Sistema Único de Saúde. Entenda mais sobre a saúde suplementar no artigo que segue.
A Saúde Suplementar no Brasil
Sendo principalmente representado pelo conjunto de atividades desenvolvidas por operadoras de planos e seguros privados de assistência médica à saúde. Desse modo, o setor de saúde suplementar tem algumas diferentes categorias de atuação específicas no mercado. Por exemplo:
- Medicinas de grupo;
- Seguradoras especializadas em saúde;
- Cooperativas médicas;
- Filantropias;
- Autogestões;
- Odontologias de grupo;
- Cooperativas odontológicas;
- Administradoras de benefícios..
Atuando num recorte de mercado que por lei seria jurisdição do Estado, as entidades de saúde complementar atendem a uma demanda social de primeira importância. Por isso, acabam recebendo alguns benefícios estatais com relação aos tributos devidos, devendo também cumprir com obrigações específicas que garantem a manutenção dos mesmos benefícios citados.
Contabilidade para Saúde Suplementar
As operadoras de Saúde Complementar devem estar em dia com suas obrigações contábeis, fornecendo não somente transparência de dados para o Estado. Isso pode ocorrer por meio das obrigações acessórias e do pagamento das obrigações tributárias financeiras.
Desse modo, a contabilidade de entidades de saúde suplementar, de acordo com a legislação atual, deve registrar a variação patrimonial de maneiras específicas a cada caso de recebimento, como dita o Capítulo IV do Manual Contábil das Operações do Mercado de Saúde Suplementar.
Os fatos geradores podem ser o rateio, o pagamento por procedimento, o pagamento de plano de saúde para funcionários e colaboradores, e assim por diante. Cada figura de produto exige uma contabilização específica e esmero na documentação das movimentações financeiras provindas desse capital.
A importância da assessoria contábil
Contar com assessoria profissional e especializada em contabilidade é essencial para manter uma empresa de saúde suplementar em dia com suas obrigações tributárias. Somente assim pode-se ter a certeza de que todas as responsabilidades estão sendo cumpridas e que não há risco de sofrer retaliações administrativas inesperadas por questões de inadimplência.
Por isso, deve-se recorrer a uma contabilidade consultiva de confiança e dotada de experiência na área da saúde, como é o exemplo da Plane.
Plane Contabilidade Consultiva e a Saúde Complementar
Com mais de 20 anos de experiência de mercado, a trajetória da Plane é marcada por ajudar empresas dos mais diversos recortes, sendo um dos principais, o da saúde. Se tornando um sinônimo de excelência contábil, a Plane pode abarcar as demandas de seu negócio de forma completa.
Converse com a Plane agora mesmo, entenda mais dos serviços oferecidos e saiba mais sobre o saber-fazer da empresa. Não hesite em conferir também o blog da marca para conferir em detalhes a expertise da empresa.