Como abrir PJ médico: tudo que você precisa saber

como abrir PJ médico

Os médicos, ao finalizarem o curso de Medicina, se tornam profissionais liberais e possuem a liberdade de prestar serviços, podendo escolher entre: CLT, autônomo ou Pessoa Jurídica (PJ).

Atualmente a grande maioria dos médicos estão sendo contratados como pessoa jurídica (PJ). Essa é uma realidade principalmente para aqueles profissionais recém-graduados ou residentes.

Mas, para que isso ocorra, é necessário primeiramente que o profissional de medicina abra uma empresa e constitua um CNPJ. Por isso, nesse artigo, iremos abordar sobre tudo o que você precisa saber a respeito de como abrir um PJ médico, além de suas vantagens.

O que é modalidade PJ Médico?

A pessoa jurídica é o nome dado a uma empresa, sociedade ou entidade que corresponda, mesmo que uma empresa seja comandada por apenas uma pessoa.

Ela responde pela legislação às pessoas jurídicas. É uma possibilidade para que médicos consigam mais vantagens como menos impostos e mais oportunidades.

Veja também:

As vantagens de ser médico PJ

A modalidade de PJ oferece diversas vantagens que incluem menor alíquota nos impostos, maior credibilidade e mais oportunidades de trabalho.

Uma vez que o médico PJ pode fazer parte do Simples Nacional, a alíquota dos impostos no total consegue ser bem abaixo caso esse mesmo profissional realizasse sua profissão através do regime CLT de contratação, ou como autônomo.

Ainda que todos os médicos estejam aptos a praticar a profissão, o profissional na modalidade PJ consegue trazer mais credibilidade para pacientes e contratantes pela emissão de NF e pelo vínculo através do CNPJ em atividade.

Por último, traz na bagagem o aumento de oportunidades de trabalho, afinal, muitas instituições de saúde como, por exemplo, hospitais e clínicas, escolhem contratar médicos PJ para plantões e serviços mais pontuais, pois, o processo financeiro também é mais vantajoso.

Como abrir o seu PJ Médico

Agora chegou o momento de abrir o seu PJ e se tornar uma pessoa jurídica para aproveitar as principais vantagens para médicos com essa modalidade. O processo não dura mais do que 05 semanas, então confira passo a passo e torne-se um médico PJ.

Preencha os dados no Gov.br

É necessário ter uma conta ativa no Gov.br. Lá, você informa o seu CPF e outros dados básicos. Com o seu login e senha em mãos, entre na página Empresas e Negócios e consulte se é possível abrir uma PJ em seu estado neste momento. 

Caso seja confirmado, informe seus documentos.

Informe a sua atuação no CNAE

Além dos dados básicos, você precisará identificar mais sobre o seu negócio. Então, será necessário selecionar a sua atuação na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Com o CNAE correto, você estará habilitado para o exercício prático da medicina, como a realização de consultas, diagnósticos, prescrições e entre outras funções.

Escolha o regime tributário e a natureza jurídica

Escolha como os seus impostos serão arrecadados. Você pode optar por: simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

Contrato social e registro no Conselho Federal de Medicina

E para finalizar, é necessário elaborar um contrato social.  Neste documento constam os principais dados do CNPJ, como sócios, data de fundação e razão social.

Além disso, é necessário solicitar a aval da sua PJ no Conselho Regional de Medicina da sua região, comandados através do Conselho Federal de Medicina (CFM). Assim, com o contrato, carteira do órgão e os documentos, o processo será realizado pela validação deles para uma verificação desses documentos.

Nada melhor do que contar com uma equipe experiente, treinada e com amplo conhecimento técnico, pronta para te atender e ouvir.

Conte com a Plane que tem 22 anos de tradição no mercado e está pronta para solucionar as suas necessidades e abrir o seu PJ médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *