3 dicas para calcular rendimento em seu comércio

Confira quais são os elementos mais importantes para calcular rendimento e receba 3 dicas para fazer o cálculo.

Calcular o rendimento de um comércio envolve algumas práticas técnicas que vão desde a documentação precisa dos dados de custos de manutenção da empresa até a devida precificação de produtos, atenção a flutuações de mercado, e outros pequenos detalhes.

A fim de garantir o devido alinhamento com a realidade e calcular o rendimento de seu negócio de forma coerente, confira as dicas da Plane no decorrer deste artigo. 

Dicas para calcular rendimento com precisão

Rotina de coleta de dados

Para acompanhar o rendimento de maneira precisa e dados referentes às vendas e aos custos, é preciso coletar os dados rotineiros de maneira recorrente. Uma boa forma de criar essa rotina de coleta e análise de dados é por meio de:

  1. Gerar relatórios diários: Relatórios diários podem ajudar a melhor monitorar o desempenho da empresa, detectando anomalias antecipadamente.
  2. Segmentar informações: Para que os dados sejam ainda mais úteis e precisos, crie categorias para separá-los, dessa forma, fica mais fácil entendê-los e encontrá-los.
  3. Comparação de dados e projeções: Com os dados em mãos, é possível comparar o rendimento de momentos específicos na linha do tempo da empresa e até gerar projeções para o futuro.

Controle de custos e compreensão dos mesmos

Custos operacionais devem ser estudados a fim de identificar possíveis espaços para economizar. Por isso, documentar os custos é tão importante quanto documentar as vendas, sendo necessário listar valores como aluguéis, salários, custo com energia elétrica, pagamento de pessoas fornecedoras, marketing e mais. No centro do controle de custos, deve estar prevista a revisão de contratos com pessoas fornecedoras, otimização de eficiência energética e assim por diante.

Devida precificação e estruturação interna

Com as informações coletadas nos dois pontos anteriores, é possível entender a precificação ideal que sua marca deve praticar. Além disso, entender também qual margem de lucro aplicar aos preços, quais itens possuem maior demanda e quais possuem menor demanda. Dessa forma, tudo isso poderá ajudar a ter um maior controle acerca do rendimento de seu comércio.

Por fim, todos os pontos deste artigo focam num elemento bastante específico e que é muito importante para calcular o rendimento de um negócio: a coleta de dados. Manter registros detalhados de todas as movimentações financeiras e controlar rigorosamente custos e flutuações são indispensáveis para o bom cálculo de rendimento de uma marca.

Para utilizar as práticas de forma ideal, é recomendável recorrer a uma assessoria especializada, tal qual a que você encontra na Plane.

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