Balanço patrimonial para o setor de saúde

Balanço patrimonial para o setor de saúde

O balanço patrimonial na área da saúde segue a estrutura principal comum a qualquer outra área do mercado. Porém, quando falamos de saúde, há peculiaridades que precisam de uma atenção diferente. Assim, ele apresenta de forma simples e direta a situação financeira de um negócio e leva em consideração três pilares: ativos da empresa, passivos e o patrimônio líquido.

No artigo de hoje, te mostramos como fazer o balanço patrimonial para o setor da saúde.

O Balanço patrimonial na saúde

As três bases do balanço patrimonial desempenham funções diferentes, mas complementares. Explicamos cada uma delas abaixo com mais detalhes:

  • Ativos: Os ativos de um balanço patrimonial do setor da saúde são o caixa, ou indicadores equivalentes ao caixa, contas a receber, estoques, ativos financeiros, propriedades, equipamentos, investimentos de longo prazo, valores associados a títulos intangíveis (como licenças, patentes e possíveis softwares desenvolvidos e utilizados internamente)
  • Passivos: Tanto o passivo circulante (aquele que diz respeito ao pagamento de fornecedores, empréstimos de curto prazo e impostos a pagar), quanto o passivo não circulante (dívidas de longo prazo, provisões para contingências de ações judiciais ou obrigações futuras) devem estar inclusos no total dos passivos do balanço patrimonial
  • Patrimônio Líquido: Por fim, é importante levar em consideração o patrimônio líquido, aquele de acesso imediato. Assim, nessa lista deverão constar o capital investido por acionistas e proprietários, lucros retidos para reinvestimento, possíveis reservas, e assim por diante.

Alguns dos detalhes relacionados com a área da saúde que você deve incluir no seu balanço patrimonial são os recursos da sua clínica, se houver. Por exemplo, equipamentos, utensílios, materiais, medicamentos, entre outros.

Além disso, quando tudo estiver listado é de extrema importância fazer a análise desses dados, pois isso ajuda a determinar quais os pontos fracos e fortes do seu negócio da área da saúde e melhorar sua gestão financeira.

O que são as notas explicativas do balanço patrimonial?

As notas explicativas podem ser adicionadas junto às quantias explicadas anteriormente, com o objetivo de fornecer mais detalhes sobre os itens inclusos. Essas notas auxiliam quem lê o documento contábil a entender mais detalhes sobre o mercado local e suas posições, possíveis regulamentações que afetam o funcionamento, padrões de reembolso de seguros de saúde da região e mais.

Mas, para um balanço patrimonial completo e realmente capaz de descrever todos os aspectos do negócio, recomenda-se a assessoria de profissionais especializados na contabilidade. Nós, da Plane, podemos te ajudar com isso!

Plane para a área da saúde

O balanço patrimonial é uma ferramenta muito importante para a gestão de empresas. Além de ser ideal para averiguar a saúde financeira de um negócio, é também por meio deste documento que pessoas investidoras, credores e outros stakeholders podem tomar melhores decisões financeiras com relação ao negócio.

Se você vê que o balanço patrimonial será necessário e benéfico para o seu negócio da área da saúde, entre em contato com os especialistas da Plane para que possamos te ajudar! 

Acesse também nosso blog e fique por dentro de todos os assuntos mais importantes da área.