Ao realizar o gerenciamento de riscos de forma inteligente, uma empresa poderá não somente se preparar de forma antecipada, criando planos de ação detalhados, como também identificar todas as oportunidades que residem dentro de ameaças de mercado. Desta forma, tornando momentos que poderiam ser de crise, em janelas de crescimento do negócio.
No decorrer deste artigo você entende melhor como fazer o gerenciamento de riscos de sua empresa de maneira organizada e profissional.
Fazendo o gerenciamento de riscos de forma inteligente
Qualquer bom gerenciamento de riscos corporativos deverá seguir uma série de passos básicos que guiarão a equipe responsável por seu estudo. Estes seriam:
- Estudo do funcionamento da empresa e do mercado: Uma boa forma de iniciar o gerenciamento de riscos é estudando de maneira aprofundada todo o funcionamento interno da empresa, suas limitações, faturamento, margem de lucro, etc. Por outro lado, é importante estudar da melhor forma possível a concorrência e o público consumidor de sua marca.
- Identificação específica do risco: Uma vez que coletou uma boa quantidade de informações, faça projeções otimistas e pessimistas, identificando assim possíveis riscos que podem acometer a empresa. Isso vale tanto para novos concorrentes, alterações legislativas que imponham maiores tributos à sua atuação, entre outras questões que podem vir a surgir.
- Análise qualitativa e quantitativa: Uma vez que identificou o risco, é o momento de estudar tudo o que faz dele um problema. Além disso, busque também as oportunidades que estão associadas a ele, entre outros pontos importantes para melhor compreender, prever e projetar tal risco.
- Planejamento de respostas possíveis: Com a identidade do risco completamente desenhada, é hora de planejar as possíveis respostas que a empresa pode ter, lidando com diferentes orçamentos, buscando cobrir a maior quantidade de possíveis cenários.
- Monitoramento de indicadores: Por fim, compreendendo bem o risco conforme descrito no ponto 3, é hora de desenhar indicadores que consigam prever a aproximação do mesmo. É preciso acompanhar constantemente esses indicadores a fim de proporcionar tempo de antecipação para que a marca coloque seu plano em ação.
A empresa fica pronta para agir por meio do monitoramento frequente dos indicadores de desempenho. É importante lembrar que estes precisam ser desenhados e personalizados para entender se o risco específico está se aproximando de causar problemas para a empresa.
Para melhor alinhar esses pontos, uma assessoria tributária se faz essencial, garantindo precisão e especificidade nos passos acima listados.
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