Reduza sua carga tributária dentro da legalidade!

A redução da carga tributária é capaz de trazer um aumento direto na margem de lucro, entre outros benefícios. Entenda como fazer isso.

A carga tributária de uma empresa costuma ser um fator que influencia diretamente os custos de manutenção do negócio. Sendo uma porcentagem que incide diretamente sobre os lucros ou sobre o faturamento, ela consegue reduzir os impactos negativos de algumas ações financeiras.

Para que a redução da carga tributária seja feita de maneira legal, ou seja, sem infringir nas definições do direito tributário ou cair no crime da evasão fiscal, é preciso tomar algumas iniciativas para garantir que você não terá problemas futuros com o fisco.

Como reduzir a carga tributária dentro da legalidade?

A fim de reduzir a carga tributária de forma legal, algumas estratégias são indispensáveis, assim como um certo grau de planejamento para otimizar a estrutura fiscal de sua empresa.

Abaixo você vê algumas dicas que pode implementar:

Escolher o regime tributário ideal

Regimes tributários possuem alíquotas inerentes a eles, e se encaixam às empresas de formas diferentes. Analise as necessidades de sua marca e entenda se o regime tributário que usa hoje é realmente ideal para seus propósitos ou se há outro regime mais adequado ao seu nicho.

Planejar despesas

O bom planejamento de despesas permite que sua empresa busque deduções permitidas por lei. Compreenda melhor quais são as despesas dedutíveis a que sua empresa tem direito, assim como o processo de documentação e registro delas, para aproveitar os benefícios sem maiores problemas.

Revisar periodicamente a apuração de impostos

Auditorias regulares conseguem identificar possíveis erros que estão ocorrendo no processo de apuração de impostos, dessa forma, otimizam processos documentais internos de acompanhamento do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, e mais.

Manter-se em dia com a legislação

A legislação tributária tende a sofrer algumas flutuações no decorrer do tempo. A fim de manter-se em dia com ela e evitar erros fiscais, mantenha-se em dia. Uma dica é ficar de olho no Diário Oficial para entender o que o poder legislativo está discutindo no momento.

Estudar a estruturação societária

Identifique se existe espaço ou necessidade de reestruturar a empresa, considerando, por exemplo, a criação de holdings ou segmentação de atividades em diferentes CNPJs. Dessa forma, é possível aproveitar benefícios fiscais e otimizar a maneira como a empresa interage com o Direito Tributário.

Revisar contratos

Estude os contratos que sua empresa possui perante fornecedores e clientes, a fim de identificar possíveis créditos fiscais que possam surgir, oportunidades de redução de tributos, compensação tributária, entre outros.

Buscar assessoria especializada em carga tributária

Com o objetivo de obter ajuda em todos os pontos acima, converse com uma assessoria especializada que vai ajudar a levar sua empresa além e melhorar sua otimização da carga tributária.

Ao implementar bem as iniciativas acima propostas, sua empresa poderá fazer melhor uso da estrutura fiscal à qual as empresas do Brasil estão sujeitas.

Converse com a Plane e saiba mais sobre carga tributária

Manter sua empresa sempre seguindo as leis e normas estabelecidas é essencial, mas, para isso, é preciso ter conhecimento da legislação. Assim, para não deixar nenhuma informação passar, conte com profissionais especializados que você encontra na Plane. Fale com os especialistas e entenda mais sobre todas as soluções que podem oferecer para o seu negócio!