Margem de lucro para TI: como funciona?

A Margem de Lucro é um indicador percentual que indica o que é seu real lucro. Entenda como o cálculo se dá no recorte de TI.

Semelhante a outros setores, a Margem de Lucro no TI (Tecnologia da Informação) é fruto da mesma fórmula básica: 

(Receita Total – Custo Total) / Receita Total.

Uma vez que essa porcentagem está em mãos da gestão da marca, é possível começar a compreender melhor se algo precisa ser feito. Assim, a decisão a ser tomada precisa vir de um estudo minucioso das contas da empresa, assim como de uma avaliação de mercado. Entenda mais a respeito disso no decorrer do presente artigo Plane.

A Margem de Lucro na Tecnologia da Informação

Para que a definição da Margem de Lucro ideal seja definida no recorte da Tecnologia da Informação, alguns passos de compreensão do negócio devem ser dados. Já explicamos como calcular a Margem de Lucro do negócio. Agora, é possível usar o mesmo princípio para entender melhor o que alterar internamente para aumentar tal lucratividade.

Porém, note que aumento da margem de lucro pode vir da redução do custo total de operação, caso existam adaptações possíveis, ou do aumento da receita total. 

Os custos em TI e a Margem de Lucro

Os custos em TI são vários, indo desde a produção de softwares ou aquisição de hardwares até as mais básicas licenças de uso. Outras despesas comuns são custos de manutenção de maquinário, custos de pessoal, infraestrutura (como o escritório, equipamentos, energia e etc). Também podem existir valores associados a marketing e vendas.

O aumento da receita em TI

Para que a receita aumente no contexto da Tecnologia a Informação aumente, é preciso tomar cuidados. Afinal, ainda que o lucro seja necessário, a competitividade também é. Portanto, antes de qualquer alteração na folha de valores, uma pesquisa de mercado servirá para a manutenção de margens de lucro realmente saudáveis.

Modelos de precificação no TI vão desde a cobrança por hora, por projeto, por usuário(s) que têm acesso ao produto ou mesmo assinaturas mensais ou anuais. Ou seja, o mercado é bastante receptivo com diferentes tipos de precificação, o que ajuda bastante no momento de refletir a margem de lucro para TI.

Ainda há o papel do marketing nesse contexto, sendo este capaz de influenciar no valor percebido pela pessoa consumidora. Com maior valor agregado, existe uma maior chance de orçamentos de valor superior serem aceitos.

A Margem de Lucro para TI e a contabilidade

Para que exista coerência na definição de uma nova margem de lucro para um ou todos os serviços de sua marca, a assessoria contábil é mais que recomendável. Desse modo, será também possível acompanhar o desempenho da marca posteriormente, a fim de compreender se houve algum tipo de impacto negativo nas contas da empresa. Note também se é preciso fazer uma revisão tributária e assim por diante.

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