O FGTS Digital é a mais nova plataforma de arrecadação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Atuando em completa integração com o eSocial, ele traz maior facilidade de uso para empregadores e colaboradores.
Por isso, no presente artigo Plane, você entenderá mais a respeito dos diferenciais oferecidos pelo FGTS Digital, o principal benefício de seu uso e assim por diante. Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, convide uma das pessoas especialistas Plane para responder suas questões.
Para que serve o FGTS Digital?
Automatizando processos e agilizando a forma de lidar com o FGTS, a plataforma do FGTS Digital promove um acesso facilitado a informações tanto trabalhistas quanto previdenciárias. Além disso, o sistema traz consigo diversos diferenciais, a exemplo de:
- Eliminação de burocracia e custos adicionais, uma vez que possibilita que diversos serviços sejam feitos de forma simplificada e virtual;
- Diminuição de custos operacionais do FGTS ao associá-lo a um sistema automatizado de simples gestão;
- Redução de despesas com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS ao criar um canal direto de recolhimento, agora feito exclusivamente via PIX e diretamente no app do FGTS Digital;
- Fornecimento de informações que respaldam e direcionam ações e decisões estratégicas;
- Integração de ambientes, criando uma ponte direta entre o eSocial e o FGTS Digital, centralizando informações, garantindo integridade e confiabilidade aos dados e às informações armazenadas e processadas;
- Emissão de Guias de fácil gestão, podendo ser elas uma guia única e rápida que reunirá os valores de todas as pessoas colaboradoras da empresa, ou mesmo uma guia parametrizada e personalizada, onde há como separar o documento por trabalhador específico ou grupo de trabalhadores.
Em geral, o FGTS Digital promove um maior controle para pessoas empreendedoras e colaboradoras, auxiliando na contabilidade e reduzindo o risco de falha no pagamento ou no atraso da contribuição para esse fundo que é direito essencial de toda pessoa trabalhadora.
Por fim, para mais informações, visite o site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego. Existem páginas que mostram todos os detalhes a respeito do uso e da funcionalidade do FGTS digital.
Período de transição
A data de implantação do FGTS Digital foi alterada para o dia 01/03/2024. Portanto, de acordo com o cronograma oficial, ainda pode-se realizar a transição para o FGTS Digital até a data citada.
Consulte detalhes a respeito da assessoria contábil e quais os benefícios de contar com profissionais especializados. Assim, com vasta bagagem de experiência, a Plane é uma contabilidade sediada no centro do Rio de Janeiro, com 22 anos de tradição.
Não deixe de conferir também os textos antigos do blog Plane.