A contabilidade de uma empresa possui várias funções importantes, como a necessidade de cumprir as normas da Receita Federal do Brasil, o cálculo e mensuração do patrimônio da empresa e a colaboração junto à gestão da empresa com informações importantes na hora da tomada de decisão, mas ainda existe uma parcela de empresários que não têm consciência de que suas empresas necessitam ter uma boa contabilidade. Muitos acreditam que nem precisam ter sequer contabilidade.
Encontramos na história dos obsoletos escritórios de contabilidade o fato de que o processo de contabilização e emissão das demonstrações financeiras e contábeis serem tão anacrônicos e morosos que não ofereciam informações de modo confiável dentro do tempo de execução da decisão, que acarretavam na perda da relevância da informação. Hoje os empresários conseguem obter relatórios contábeis, financeiros e gerenciais muito apropriados a qualquer momento. Com a agilidade de processamento da informação, aliada ao fim dos limites territoriais estimulados pela internet, é possível ter acesso a um relatório em questão de minutos, mas para municiar os gestores com todas essas informações, é necessário que a cultura organizacional da empresa seja revista, pois para se ter acesso a essas informações é preciso que se torne um hábito o envio de documentos contábeis para que o escritório de contabilidade consiga processar todas as informações em tempo hábil e com qualidade.
Para os novos empreendedores as informações contidas nos diversos relatórios à disposição permitem conceber cenários viáveis e influenciar de forma otimista o resultado final do processo de gestão, diminuindo a necessidade de se tomar decisões com base somente nas experiências cotidianas.