Quando a contratação de PJ vale a pena?

contratação de pj

A contratação de PJ, desde que começou a se tornar mais comum no Brasil, passou a atrair os olhares de diversas pessoas empreendedoras. Grande parte do motivo para isso tem relação aos custos reduzidos da empresa contratante, que precisa arcar com mais obrigações financeiras quando opta por contratar pelo regime CLT.

Para a pessoa contratada, também existem algumas vantagens em ser PJ, como um salário líquido maior, liberdade para organizar o próprio horário e assim por diante. No entanto, também existem algumas desvantagens, tanto do lado da empresa quanto da pessoa prestadora de serviços, e aí surge a pergunta: quando vale a pena contratar PJ?

Contratação de PJ: quando vale a pena?

No universo corporativo existem diversas funções e, atreladas a elas, obrigações e necessidades específicas. Em alguns contextos, a demanda da empresa não é estável e recorrente, não sendo necessário contar com um profissional interno sob regime CLT, e nesse cenário a contratação PJ passa a ser relevante.

A partir do momento em que o investimento do montante total CLT passa a exceder o benefício da contratação, buscar um prestador de serviços pode ser uma decisão mais inteligente financeiramente. A fim de agir de forma estratégica, pense em todos os elementos que se perdem ao fazer a contratação de PJ, e se tais pontos são dispensáveis pela sua gestão.

Elementos perdidos da relação CLT ao contratar PJ:

  • Plena disponibilidade: Primeiramente, na contratação de PJ se perde a disponibilidade do profissional em tempo integral. Fica a critério do prestador de serviços como utilizará seu tempo, ainda que obedecendo aos prazos estabelecidos no contrato;
  • Estabilidade da relação: Em uma relação CLT, existe uma certa estabilidade relacionada aos avisos prévios e à própria natureza da relação. Tal característica se perde na relação PJ;
  • Previsibilidade: Com o agendamento de férias, férias coletivas e demais aspectos CLT, a relação se faz mais previsível, algo diferente na contratação de PJ, que se sujeita às definições de cada empresa contratante.

Benefícios da contratação PJ para empresa contratante:

  • Investimento reduzido: O primeiro benefício que atrai empresas para a contratação de PJ é o investimento reduzido. Isso fica claro principalmente no que diz respeito a não conceder benefícios, não ter de pagar horas extras e nem férias remuneradas;
  • Redução de responsabilidades tributárias: Com a redução de custos, também reduzem-se as obrigações tributárias e taxas relacionadas à CLT. Assim, a empresa também passa a ter um funcionamento mais simples;
  • Impessoalidade: Por fim, existe o benefício pouco comentado da impessoalidade. Quando um serviço é contratado a uma PJ, não necessariamente será uma única pessoa a prestá-lo. Ao mesmo tempo garante-se que o serviço seja entregue dentro do prazo contratado, independente da disponibilidade de um profissional específico.

Garanta uma boa contratação de PJ com a Plane

A Plane é uma consultoria contábil com mais de 20 anos de experiência de mercado, oferecendo serviços que se adaptam a cada tipo de empresa. 

Entre em contato com a equipe Plane a fim de garantir que sua relação de contratação de PJ esteja devidamente regularizada e para saber mais sobre as soluções relacionadas.

Continue navegando pelo nosso blog para ter acesso a mais artigos como este.