Quais os deveres fiscais de um médico pj?

Ser um médico PJ é atuar na área médica sob o mando de uma empresa, prestando serviços tanto ao Estado quanto para clínicas e pessoas físicas. Entenda melhor sobre os deveres do médico PJ.

Quer seja por exigência das pessoas contratantes, por melhores condições tributárias ou outros motivos, ser um médico PJ oferece alguns benefícios específicos, mas também vem associado a uma série de deveres fiscais que devem ser observados pelo praticante da medicina.

No artigo Plane, discutiremos os principais deveres fiscais de um Médico PJ e considerações sobre a prática da medicina como Pessoa Jurídica. Se ao fim da leitura lhe restarem dúvidas, não hesite em conversar com os profissionais Plane.

Entendendo melhor o enquadramento de um médico PJ


Antes de detalhar os deveres fiscais de um médico PJ, é essencial compreender os dois enquadramentos possíveis: Simples Nacional e Lucro Presumido. A depender do enquadramento realizado, as obrigações fiscais definidas:

  • Lucro Presumido: Nesse caso, o ISS, PIS/Pasep e o Cofins serão apurados mensalmente, enquanto o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e o CSS, serão apurados trimestralmente. Vale lembrar que no caso do IRPJ e CSS as alíquotas são diferentes a depender do ramo de atuação da pessoa, sendo de 8% para médicos em atividades equiparadas aos serviços hospitalares e de 32% para serviços médicos em geral;
  • Simples Nacional: Abrangendo tributos como IRPJ, CSLL, IPI, ISS, ICMS, Cofins, PIS/Pasep e a Contribuição para Seguridade Social, o Simples Nacional impõe um limite de faturamento anual de R$ 4,8 milhões, e possui alíquotas fixas que englobam todos os tributos citados. Tais alíquotas nominais variam entre 4% a 33%.

Como abrir uma empresa para atuar enquanto Médico PJ


Atuar como Médico PJ exige abertura empresarial: coletar documentos, entrar em contato com órgãos reguladores e um contador são passos essenciais para orientar o processo.

Atuar como Médico PJ envolve manter vínculos com diversos hospitais, atendimentos ao público geral, gerando diversas fontes de renda. Organizar finanças e pagar tributos exige cuidado.

Recomenda-se assessoria contábil para garantir a abertura bem-sucedida e o cumprimento correto dos deveres fiscais.

Conte com a Plane para oferecer uma assessoria completa para você

Ao iniciar como Médico PJ ou com empresa já ativa, é essencial contar com assessoria que oferece soluções práticas e úteis. A Plane é uma assessoria contábil e empresarial com grande especialidade na área médica, com grande foco na região do Rio de Janeiro.

Entre em contato com a equipe Plane, tire suas dúvidas a respeito dos serviços prestados pela empresa e garanta que a sua clínica ou sua atuação enquanto Médico PJ estará sempre segundo a legislação brasileira. Não deixe de conferir o Blog Plane para compreender melhor a expertise da marca e entender mais sobre o mundo contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *