Otimização fiscal para clínicas médicas: veja as dicas

otimização fiscal

A Otimização Fiscal para clínicas médicas consiste na análise da carga tributária incidente no negócio. Ela inclui a revisão e adaptação às normas (caso estejam divergentes) e a adoção de novas condutas que ajudarão a reduzir a carga tributária.

Ao buscar ajuda de uma assessoria contábil especializada, sua clínica médica poderá contar com todos os benefícios associados à otimização fiscal. Dentre eles, estão o aumento da eficiência financeira interna, maior nível de compliance e melhora na gestão interna. Leia o presente artigo e saiba mais sobre o tema.

Como realizar a otimização fiscal numa clínica médica

A otimização fiscal diz respeito principalmente à gestão tributária eficiente, esta que exige a plena compreensão das obrigações tributárias que recaem sobre clínicas médicas, no que concerne aos impostos específicos, tanto quanto às suas alíquotas.

Uma vez que é compreendida a incidência dos impostos sobre o consultório médico,  é possível verificar  se a empresa está pagando quantias excessivas ou insuficientes,  para realizar um plano de reajuste em conformidade  à legislação.

Para  a plena otimização fiscal, é necessário:

  • Escolha do regime tributário ideal: A otimização fiscal começa pelo questionamento do regime tributário que se faz uso até o presente momento. Seu regime é o ideal? Ou seria mais interessante para os objetivos da empresa fazer uma atualização? Escolher o regime tributário ideal, levando em conta todos os aspectos da clínica, é o primeiro passo para uma melhor organização interna;
  • Controle interno rigoroso: Não há como existir uma otimização fiscal plena sem um controle interno verdadeiramente rigoroso. Por isso, invista em mecanismos de controle interno, quer seja por meio de sistemas ERP ou outros softwares específicos, capazes de automatizar o controle das movimentações financeiras de sua clínica médica;
  • Planejamento tributário estratégico: O planejamento tributário de seu negócio deve ser estratégico e estar em concordância com as metas do negócio, tendo atenção aos possíveis planos de expansão ou de aumento de faturamento;
  • Atenção às mudanças legislativas: A lei fiscal costuma mudar, seja por meio de emendas ou reformas mais robustas. Por isso, ter atenção a tais mudanças evita que a sua marca entre em discordância com a legislação vigente;
  • Busca por uma assessoria competente: Por fim, contar com uma equipe de assessoria contábil especializada no contexto médico é a melhor maneira de ter convicção de que sua marca está caminhando no sentido certo e que se manterá sempre lado a lado com o maior grau possível de otimização fiscal.

Converse com a Plane e saiba mais

Se você percebe que sua marca poderia se beneficiar de uma assessoria completa como a que foi abordada neste artigo, convide os especialistas da Plane para uma conversa e saiba mais sobre as soluções oferecidas. Com anos de experiência especializada em profissionais da medicina, a Plane pode oferecer a contabilidade consultiva de que seu negócio precisa.

Tem dúvidas sobre a otimização fiscal? Clique aqui e converse com profissionais Plane. Não hesite em conferir também o blog Plane para mais textos informativos como este que você acabou  de ler.