O comércio no Rio de Janeiro é um dos mais aquecidos do Brasil desde os tempos do Império. Assim, carregando consigo as marcas culturais de já ter sido o centro financeiro, administrativo e executivo, empreender bem no Rio é algo que demanda inteligência, estratégia e organização.
Neste artigo, você entende melhor quais os elementos indispensáveis para que um comércio no Rio de Janeiro tenha maiores chances de sucesso.
O que um comércio no Rio de Janeiro precisa para funcionar?
É possível dividir os requisitos para abertura de um comércio no Rio de Janeiro em três pilares: o aspecto financeiro, o burocrático e o voltado ao público. Os três costumam ter conexões entre si, e são, até certo ponto, codependentes e precisando ocorrer de forma conjunta.
Assim, confira logo abaixo elementos essenciais para a abertura de um negócio no Rio:
Um comércio no Rio de Janeiro precisa de cuidados financeiros
O primeiro elemento para estudar sobre a possibilidade de abrir comércio no Rio de Janeiro é a viabilidade financeira. É preciso entender se o mercado local é receptivo para a iniciativa e quais investimentos serão necessários para conduzir a abertura.
Algumas perguntas que você pode fazer são:
- Qual o orçamento disponível para abrir um comércio no Rio de Janeiro?
- Quais as fontes de investimento possíveis para esse projeto (desde investidores externos a bancos ou reservas financeiras)?
- Em quantas partes tal investimento pode ser subdividido? Aqui discute-se a possibilidade de separar o investimento entre aquele inicial, que já permite a abertura do negócio, e conseguintes investimentos para otimização do negócio.
- O negócio é viável após análise de planejamento financeiro? Nessa análise devem estar contidos elementos como aluguel de imóveis, valores de manutenção mensal, estoque inicial (caso necessário), entre outros.
Para que funcione bem, um comércio no Rio de Janeiro exige planejamento consciente e realista. Por isso, é importante recorrer a uma assessoria especializada para aprofundar os estudos de viabilidade, custos e afins.
Um comércio no Rio de Janeiro demanda atenção às burocracias
No aspecto burocrático, abrir um comércio no Rio de Janeiro pode ser um pouco mais complexo, principalmente para pessoas que não vivem no Estado. Ocorre que, nos primeiros momentos, a pessoa empreendedora já deverá pesquisar e buscar registrar a marca. Quanto antes se iniciar esse processo, menores as chances de outra pessoa realizar um registro igual ou semelhante.
A abertura de um negócio no Rio também exige uma inscrição Estadual e Municipal para algumas empresas, a depender do tipo de atividade que é exercida. Por isso, é preciso cadastrar na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e na Prefeitura Municipal.
De forma prática, a ordem de instituições a procurar seria:
- Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro: O pedido de abrir um comércio no Rio de Janeiro começa na Junta Comercial do Rio de Janeiro, conhecida como JUCERJA. Assim, o primeiro passo envolve a comunicação de onde instalar o negócio. Com o uso do solo permitido (algo que pode-se fazer pelo Portal Rio Mais Fácil Negócios), direcione aos Bombeiros para a liberação de alvarás;
- Autodeclarações junto às organizações específicas: Uma vez que a Junta Comercial permite o funcionamento da empresa na locação escolhida, a JUCERJA direciona o empreendedor à etapa de Autodeclarações, onde deverão ser informados dados como Atividades da Empresa (que devem ser selecionadas dentre as CNAEs definidas pelo Fisco), Nome fantasia da empresa, documentos dos sócios, entre outros dados específicos. Dependendo da CNAE, alvarás específicos podem ser solicitados, como é o caso de restaurantes ou estabelecimentos de saúde.
- Receita Federal: Agora, é preciso fazer o Pedido de Viabilidade definitivo, e uma vez aprovado tanto em nível Estadual e Municipal, é possível realizar o cadastro junto à Receita Federal. É possível fazer isso endereçando pelo REDESIM, a Rede Nacional para Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios.
Além disso, escolha um Regime Tributário que atenda às demandas da empresa. Preste atenção ao Contrato Social também. Lembrando que tudo isso que deve vir antes da marca passar a emitir a NFS Carioca. Confira mais detalhes sobre isso em contato com a Plane.
Um comércio no Rio de Janeiro precisa ser conhecido pelo público
Para o sucesso de um comércio, é importante fazer a análise de mercado e de público-alvo. Entender o comportamento de seus futuros concorrentes e os diferenciais que os clientes buscam.
Buscar por boas agências de marketing na região do Rio de Janeiro também é algo importante, principalmente se você não pretende ter um setor de publicidade interno em sua marca. Na atualidade, muito da energia das empresas deve ser focada no marketing digital, pois isso é capaz de impactar uma grande parcela da população de forma cirúrgica e bem orientada.
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Para que seu negócio tenha sucesso, busque ajuda de profissionais especializados na sua área. A Plane, por exemplo, oferece uma contabilidade consultiva de confiança, auxiliando em todos os elementos acima.
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