O cálculo do Balancete Mensal costuma ser utilizado com o intuito de promover a boa gestão financeira de uma empresa. Mais específico que o balancete tradicional, o balancete mensal é focado nas movimentações e nas contas de um período que se estende dentro de um mesmo mês, permitindo comparações das flutuações entre anos ou mesmo meses dentro de um mesmo ano.
A fim de realizar um bom balancete mensal, alguns requisitos são necessários, como por exemplo a listagem de contas contábeis, saldos, entre outros elementos. No presente artigo, você compreende melhor como fazer um balancete mensal para garantir a precisão dos dados e a utilidade do documento para a gestão.
Como fazer um balancete mensal da forma correta?
Um balancete mensal é capaz de avaliar o desempenho financeiro de uma marca em um mês específico. Dessa forma, é possível entender e prever antecipadamente os problemas que podem afetar a sustentabilidade do negócio.
Em seguida, confira os passos necessários para elaborar o balancete mensal:
- Organizar as informações financeiras de seu negócio: Primeiramente, é preciso organizar todos documentos e informações que serão utilizadas no balancete mensal. Aqui, deve-se separar e organizar devidamente as receitas, despesas, impostos, salários e demais gastos da rotina empresarial;
- Categorizar todas as despesas: Em seguida, categorize as despesas a fim de trazer a análise de dados em alinhamento com a realidade. Ao separar em grupos cada uma das despesas, será possível compreender melhor quais áreas da marca estão consumindo mais recursos, e quais estão sendo mais econômicas ou podem receber mais capital;
- Calcular saldos: Com os dados devidamente organizados em mãos, calcule o saldo, some as receitas e subtraia as despesas. Com isso, será possível identificar o saldo específico para aquele mês de estudo do balancete;
- Analisar e refinar as informações encontradas: Então, será possível usar o saldo com o intuito de entender melhor o desempenho da empresa. Em comparação com outros indicadores, pode-se compreender se o resultado é consequência de alguma atitude específica, reflexo das flutuações de mercado, ou demais fatores, por exemplo;
- Comparar dados e aplicar o balancete mensal na gestão: Por fim, é importante documentar bem as informações que foram encontradas, a fim de poder comparar este mesmo desempenho no futuro, chocando-o com o de meses subsequentes ou de anos seguintes.
Precisa de ajuda?
O balancete mensal, para que seja efetivo, deve nascer de um ambiente de gestão financeira devidamente organizado, então espera-se que a gestão e a pessoa contadora responsável pela análise do balancete compreenda que as finanças pessoais e empresariais não podem se misturar, que deve-se levar o valor do estoque em consideração, e que as transações financeiras devem ser todas corretamente documentadas e classificadas.
Para isso, entre em contato com a Plane e obtenha ajuda especializada nesta demanda. Veja como nossos especialistas podem te ajudar! Quando bem executado, o balancete tem a capacidade de se mostrar uma ferramenta indispensável para a boa manutenção da gestão financeira de uma marca.
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.