4 erros comuns no levantamento fiscal e como evitá-los

levantamento fiscal

O levantamento fiscal também é conhecido como apuração de impostos ou apuração fiscal. Independente da nomenclatura utilizada, esse estudo visa a compreender todos os tributos a pagar ao Estado e aos seus órgãos fiscalizadores.

Fundamental para o bom funcionamento de toda e qualquer empresa, o levantamento fiscal é um processo que deve ser feito com cuidado e atenção aos detalhes, a fim de incluir todas as peculiaridades fiscais da organização. Leia o presente artigo e saiba mais sobre o assunto. 

4 erros comuns no Levantamento Fiscal

O levantamento fiscal se relaciona diretamente a uma boa análise de todas as receitas e despesas e como essas movimentações financeiras devem ser tributadas. Confira, em seguida, alguns erros comuns cometidos neste processo:

1. Gestão de documentos falha

Este processo depende inteiramente dos dados de registro dos documentos da empresa, dentre eles, contratos e notas fiscais, por exemplo. Sem uma boa gestão dos documentos empresariais, a apuração será muito mais complexa, tendo muito mais chances de falha. Por isso, um dos erros mais comuns no levantamento fiscal é o descuido com a organização dos documentos e com o registro detalhado e constante de informações financeiras.

2. Desconhecimento sobre os tributos

É preciso sempre que quem é responsável pelo processo de apuração fiscal tenha acesso aos documentos e conhecimento sobre os tributos que incidem sobre as movimentações financeiras. Sem este conhecimento, não há como realizar uma apuração precisa e realmente funcional.

3. Má classificação de despesas e receitas

Os tributos incidem de formas diferentes sobre diferentes tipos de despesas e receitas. Por isso, é necessário conhecimento técnico e organizacional a fim de classificar corretamente os valores das movimentações e, assim, calcular os tributos de forma precisa.

4. Desconhecimento de benefícios fiscais

    Outro ponto a levar em conta no momento de fazer o levantamento fiscal são os benefícios fiscais. Diversas empresas têm direito a benefícios que diminuem em diferentes graus a carga de impostos que incide sobre o negócio. Não levar isso em consideração implica no pagamento excedente.

    Como evitar erros no levantamento fiscal?

    A fim de evitar esses equívocos tão comuns na apuração fiscal, é importante contar com o auxílio de assessorias especializadas em contabilidade para realizar este processo.

    Por meio do acesso à especialidade de profissionais da área, é possível garantir a realização correta da apuração. Assim, pode-se ter acesso a todos os benefícios do levantamento fiscal correto, como por exemplo o cumprimento de todos os prazos tributários, evitando multas e garantindo bom planejamento interno.

    Quer garantir a eficiência do levantamento fiscal?

    A fim de garantir a apuração fiscal correta, conte com os profissionais da Plane Assessoria. Assim, você poderá garantir o processo conduzido com a expertise dos conhecedores da área.

    Entre em contato com a equipe da Plane para fazer seu levantamento fiscal!

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