NFS carioca para pequenos negócios

Seguindo um padrão local diferenciado, a NFS carioca impõe algumas exigências específicas para pessoas empreendedoras. Saiba mais.

Para manter-se em dia com as responsabilidades fiscais e emitir a NFS carioca, o empreendedor do Rio de Janeiro deve dar alguns passos específicos e se atentar a alguns dos requisitos impostos pela prefeitura, assim como aquelas já preexistentes e impostas pelo Fisco Federal.

No presente artigo, você compreende melhor tudo o que precisa saber a respeito da NFS carioca, especificamente no que concerne aos pequenos negócios. Caso tenha dúvidas ao fim da leitura, fale com os profissionais Plane para uma conversa a respeito da temática.

A NFS Carioca e os Pequenos Negócios

Pequenos negócios costumam contar com alguns facilitadores burocráticos, que tornam o processo de acessar os serviços estatais menos difíceis. No caso da NFS carioca, o modelo da nota é o mesmo daquele exigido para outros empresários do Rio de Janeiro.

De uma forma geral, a NFS Carioca é apenas o modelo eletrônico de Nota Fiscal de serviços da cidade do Rio de Janeiro. No caso dos pequenos negócios, em específico os Microempreendedores Individuais (MEI), não existe a obrigação de emitir a NFe, podendo eles emitirem notas até mesmo em talão ou de forma avulsa.

Diferente dos outros negócios, a NFS Carioca não se vê como obrigatória para MEIs, mas caso a pessoa empresária opte pela adesão, existem algumas vantagens associadas em seguir este padrão municipal, a exemplo dos descritos abaixo.

Porque, enquanto microempresário, aderir à NFS Carioca?

A emissão de NFes, seguindo o modelo carioca, traria à empresa benefícios como:

  • Possibilidade de oferecer serviços a Órgãos Públicos e Pessoas Jurídicas, já que a NFS Carioca é exigida pelos mesmos;
  • Economia ao emitir notas fiscais de forma eletrônica, evitando gastos com material, assim como documentação dos mesmos;
  • Maior segurança e agilidade no processo de emissão de notas, documentação do faturamento e mais.

Para começar a emitir a Nota Carioca é indispensável possuir cadastro no sistema da prefeitura e seguir o modelo estabelecido pela organização pública. Além disso, recomenda-se contar uma assessoria contábil. Essa assessoria irá guiar seu negócio nas definições de CNAE ao preencher notas, alíquotas a pagar, entre outros fatores que podem ser complexos num primeiro momento.

Assim, uma vez que seu negócio tenha aderido à NFS carioca, adaptado-se a ela, os benefícios devem começar logo. Principalmente se seu objetivo começar a oferecer serviços a entidades públicas, conforme comentado logo acima.

Converse com a Plane e entenda melhor

A Plane foi fundada em 1999, sempre prezando trazer o melhor atendimento e assessoria para as empresas. Ganhando força, tração e reconhecimento no mercado, passou a ser uma das principais assessorias do Rio de Janeiro.

Assim, conhecendo os requisitos legais, benefícios, padrões de mercado e focando em otimizar os processos, a Plane é ideal para te ajudar com sua NFS carioca. Fale com a Plane agora e entenda mais.