Hoje em dia, com a evolução constante dos mercados corporativos, uma das poucas certezas que podemos ter é que a mudança será constante e cada vez mais rápida. Por isso, podemos chegar a conclusão que para permanecer no mercado urge a necessidade de adaptação por parte das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Porém, você sabe qual é a importância do diagnóstico organizacional? Vimos recentemente sua empregabilidade em estratégias de gestão, como nesse exemplo. Abaixo veja um pouco mais sobre o assunto.

Para que as empresas possam se adaptar de forma rápida a esses novos cenários que se agigantam será necessário adotar mecanismos que visem avaliar e detectar o desempenho ou falhas que comprometem o crescimento das empresas.

Quando a empresa tem dificuldade no alinhamento das estratégias organizacionais, problemas com motivação dos colaboradores e comunicação interna, e além disso o clima organizacional é insatisfatório, denotamos situações que demandam um diagnóstico organizacional.

Basicamente o diagnóstico organizacional é feito através do levantamento e da análise de como a empresa se encontra naquele momento, elencando potencialidade e dificuldades na gestão das estratégias da organização. Ele é importante, pois, orienta o processo de tomada de decisão, a partir de um ponto de vista mais amplo da empresa. Com a possibilidade de identificar oportunidades de melhoria nos processos operacionais, estabelecendo prioridades a serem tomadas no alinhamento das estratégias da empresa.

Sendo assim, esse instrumento não se limita a uma avaliação técnica, que responda a questões pontuais com a profundidade de um especialista. Trata-se de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão global e precisa do conjunto do seu negócio. Não se adota aqui soluções já prontas, empacotadas ou milagrosas. Para se chegar a apontar diretrizes, se analisa e se discute antes com todos os responsáveis envolvidos. Enfim, se faz uma análise prévia por meio de uma abordagem direta, profunda e eficaz, adequada ao objetivo a ser alcançado.