Dicas para começar a precificação de serviços

Com uma boa precificação de serviços, pode-se melhor estruturar a marca, evitar prejuízos e antever custos. Saiba mais.

Realizar uma precificação de serviços de maneira precisa pode ser um grande desafio, principalmente quando não se compreende bem o que precisa levar em consideração nesta conta. 

No presente artigo, a Plane pretende explicar melhor como realizar a correta precificação de serviços em seu negócio. Então, caso tenha dúvidas ao fim da leitura, converse com especialistas da marca e entenda mais sobre o tema.

Como fazer a precificação de serviços corretamente?

Alguns passos estão envolvidos no processo de precificação de serviços, confira abaixo:

Compreenda de forma aprofundada os seus custos

O primeiro passo é compreender de maneira precisa todos os custos envolvidos. Isso não somente na prestação do serviço em si (material, hora de trabalho, custo de transporte), mas em todos os processos da empresa. Afinal, também envolve os custos administrativos, impostos, aluguéis, contas de energia e água, entre outros. Todos os custos para que a empresa mantenha-se funcionando.

Pesquise os valores de mercado

Num segundo ponto, estude os valores praticados pela concorrência. Isso também ajudará a compreender se sua marca irá se situar enquanto uma opção mais barata dentre todas, mediana ou mais cara. Além disso, oferece um serviço mais exclusivo e com diferenciais.

Analise seu posicionamento e valor agregado

Existe algo a respeito de sua marca que a diferencia das demais? O tipo de atendimento, o prazo garantido, os cursos tomados pelos profissionais prestadores do serviço? Analisar possíveis elementos desse tipo pode ajudar você a compreender onde sua marca se situa e se é possível cobrar a mais pela prestação de serviço.

Considere os seus segmentos de clientes

Entender os recortes populacionais de quem consome seus serviços é outra forma de compreender o teto de valor que pode ser bem recebido pelos mesmos. Por isso, analise seus consumidores, a renda dos mesmos, o intuito que têm ao contratar os serviços de sua marca e tenha uma melhor noção do custo que estão dispostos a investir.

Estipule uma margem de lucro para sua precificação de serviços

Um outro ponto a se levar em consideração é a margem de lucro que sua marca buscará. No início das atividades, a margem de lucro costuma ser menor, a fim de estabelecer a marca com maior solidez e conquistar a fidelidade de consumidores. Essa é a sua situação? Ou sua marca já está consolidada? Esse é um fator importante a se levar em conta.

Aplique na prática e dê espaço para flexibilidade

Por fim, aplique a nova precificação de serviços, acompanhe o impacto que isso tem nas demandas e esteja disponível para rever os valores, reestruturá-los e adequá-los ao mercado.

Para que todos esses elementos sejam endereçados de forma precisa e os indicadores de desempenho da marca sejam acompanhados corretamente, conte com uma assessoria contábil especializada, tal qual a que você encontra na Plane.

Considere a Plane para a precificação de serviços da sua empresa

Para garantir que vai fazer a precificação de maneira coerente, converse com especialistas da Plane agora mesmo, tire suas dúvidas sobre o tema e entenda como as soluções da assessoria combinam com a sua marca.

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