Nós já vimos nesse artigo o que é o Diagnóstico Organizacional. Atualmente, a palavra PLANEJAMENTO faz parte de qualquer tipo de negócio. E é exatamente sobre isso que a Análise SWOT trata. Ela é uma ferramenta de administração que avalia os pontos fortes e fracos internos a empresa, assim como as ameaças e oportunidades externas a organização, de modo a elaborar estratégias que permitam melhorar o seu desempenho.

Normalmente, quando uma empresa deseja planejar a sua estratégia, uma das primeiras questões que vêm a mente é, quais os objetivos queremos alcançar? Infelizmente essa resposta não depende somente do desejo da direção da empresa, dependerá, e muito, das reais possibilidades da empresa. Por isso, acreditamos ser muito importante que uma análise dessas possibilidades seja feita antes de se traçar os objetivos a serem alcançados.

Podemos, então, dizer que a Análise SWOT é parte importante no diagnóstico organizacional, pois, indica quais os pontos devem melhorar, deixando um aviso diante de riscos, fortalecendo os pontos positivos e apresentando novas oportunidades de crescimento. Além disso, ela prepara as estratégias para resolver problemas e seus riscos, identificando pontos vitais para a gerência da empresa, estabelecer prioridades. Resumindo, ela desenvolve uma síntese das análises internas e externas.

A Análise SWOT é, portanto, uma ferramenta gerencial indispensável na elaboração de um diagnóstico organizacional, visto que proporciona um aumento da confiança nas ações a serem tomadas, fortalecendo uma direção mais segura para a atuação no mercado, identificando pontos a serem melhorados, além de maximizar as oportunidades identificadas.

Por isso, a Plane acredita que essa análise a ser realizada pelo diagnóstico organizacional é instrumento fundamental para as organizações que planejam crescer em seus respectivos negócios. Sendo assim, não perca mais tempo. Entre em contato conosco, através do telefone (21) 3553-8190, ramal 8300, ou pelo e-mail comercial@plane.com.br , faça-nos uma visita e/ou solicite uma proposta. Teremos muito prazer em demonstrar toda a nossa capacidade em bem atendê-lo.