CNES PJ ou PF: como conseguir esse registro?

Você é proprietário de uma clínica e ainda não tem o registro CNES? Saiba como obter e entenda a importância de estar em dia com o Ministério da Saúde.

Primeiramente, você possui uma clínica ou um consultório médico, com certeza já ouviu a sigla CNES. Esta sigla, que significa Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, refere-se ao sistema de cadastro de informações de todos os estabelecimentos de saúde do país.

O CNES é um registro regulamentado pelo Ministério da Saúde e é extremamente necessário, pois ajuda analisar a capacidade de atendimento e de recursos humanos na área da saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não.

É comum que exista muitas dúvidas referentes ao CNES e como cadastrar uma clínica. Se você é proprietário de um estabelecimento na área de saúde (pessoa jurídica) ou médico (pessoa física), continue lendo para descobrir tudo sobre esse registro!

O que é o CNES?

O CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, criado em 2000, avalia redes de atendimento, capacidades e auxilia o planejamento de saúde em âmbito governamental.

O CNES é vital para gestores públicos e privados, permitindo aquisição simplificada de insights sobre redes de assistência e capacidade instalada. Além disso, esta ferramenta apoia decisões e ações ao mapear a assistência de saúde em sua região, fundamentando decisões e planejamento.

Veja também:

Quem é obrigatório a fazer o cadastro no CNES?

Todos os estabelecimentos públicos e privados que prestam algum tipo de serviço relacionado à saúde, obrigatoriamente, devem estar cadastrados no CNES.


Hospitais, clínicas, consultórios, SADTs, fisioterapias e ambulatórios, inclusive em escolas, devem estar no CNES, abrangendo diversos setores de saúde.

Como realizar o cadastro no CNES?


Cadastro requer regularidade: registro no Conselho Profissional do responsável, aprovação da Vigilância Sanitária e regularização com a Secretaria Municipal da Fazenda são essenciais, pois, precisa atestar tal regulamentação com a licença de funcionamento sanitária Municipal/Estadual e o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do município.

Se os dados estiverem consistentes e a documentação em ordem, em até 30 dias após enviar os arquivos, o CNES será emitido para sua empresa. Caso contrário, o próprio sistema irá apontar as inconsistências e solicitar as alterações necessárias e reenvio do arquivo. 

O CNES deverá ser atualizado obrigatoriamente a cada 6 (seis) meses ou imediatamente se houver algum tipo de alteração no seu quadro de colaboradores, horário de funcionamento e ou estrutura.

Por que você precisa ter o CNES SEMPRE Atualizado?!

Por fim, para não ter Retenções de Pagamentos do seu Plano de Saúde!

Não sofrer com multas e Interdições em caso de Fiscalização.

Atender as Obrigatoriedades da Legislação, impostas pelo Governo Federal!

Para Atender seus Pacientes sem Estresse!

Agora que você já sabe o que é o CNES, como realizar o cadastro para obter o registro, é só juntar a documentação e entrar em contato com Plane e correr para registrar sua clínica/consultório e estar em dia com o Ministério da Saúde.

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