Primeiramente, você possui uma clínica ou um consultório médico, com certeza já ouviu a sigla CNES. Esta sigla, que significa Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, refere-se ao sistema de cadastro de informações de todos os estabelecimentos de saúde do país.
O CNES é um registro regulamentado pelo Ministério da Saúde e é extremamente necessário, pois ajuda analisar a capacidade de atendimento e de recursos humanos na área da saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não.
É comum que exista muitas dúvidas referentes ao CNES e como cadastrar uma clínica. Se você é proprietário de um estabelecimento na área de saúde (pessoa jurídica) ou médico (pessoa física), continue lendo para descobrir tudo sobre esse registro!
O que é o CNES?
O CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, criado em 2000, avalia redes de atendimento, capacidades e auxilia o planejamento de saúde em âmbito governamental.
O CNES é vital para gestores públicos e privados, permitindo aquisição simplificada de insights sobre redes de assistência e capacidade instalada. Além disso, esta ferramenta apoia decisões e ações ao mapear a assistência de saúde em sua região, fundamentando decisões e planejamento.
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Quem é obrigatório a fazer o cadastro no CNES?
Todos os estabelecimentos públicos e privados que prestam algum tipo de serviço relacionado à saúde, obrigatoriamente, devem estar cadastrados no CNES.
Hospitais, clínicas, consultórios, SADTs, fisioterapias e ambulatórios, inclusive em escolas, devem estar no CNES, abrangendo diversos setores de saúde.
Como realizar o cadastro no CNES?
Cadastro requer regularidade: registro no Conselho Profissional do responsável, aprovação da Vigilância Sanitária e regularização com a Secretaria Municipal da Fazenda são essenciais, pois, precisa atestar tal regulamentação com a licença de funcionamento sanitária Municipal/Estadual e o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do município.
Se os dados estiverem consistentes e a documentação em ordem, em até 30 dias após enviar os arquivos, o CNES será emitido para sua empresa. Caso contrário, o próprio sistema irá apontar as inconsistências e solicitar as alterações necessárias e reenvio do arquivo.
O CNES deverá ser atualizado obrigatoriamente a cada 6 (seis) meses ou imediatamente se houver algum tipo de alteração no seu quadro de colaboradores, horário de funcionamento e ou estrutura.
Por que você precisa ter o CNES SEMPRE Atualizado?!
Por fim, para não ter Retenções de Pagamentos do seu Plano de Saúde!
Não sofrer com multas e Interdições em caso de Fiscalização.
Atender as Obrigatoriedades da Legislação, impostas pelo Governo Federal!
Para Atender seus Pacientes sem Estresse!
Agora que você já sabe o que é o CNES, como realizar o cadastro para obter o registro, é só juntar a documentação e entrar em contato com Plane e correr para registrar sua clínica/consultório e estar em dia com o Ministério da Saúde.
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