CONSULTORIA TRIBUTÁRIA PARA A EMPRESA

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA PARA A EMPRESA?

CONSULTORIA TRIBUTÁRIA – A economia brasileira passa atualmente por grandes oscilações em todas as classes sociais. Nas décadas passadas onde a inflação era galopante, a rentabilidade dos investimentos da época era muito vantajosa. Mas com a estabilidade da economia alcançada nos últimos dez anos, houve uma conseqüente queda na rentabilidade das aplicações financeiras, e as empresas passaram a executar novas estratégias para manter seus ativos.

Por isso, podemos perceber que a cobrança de tributos de forma excessiva prejudica diretamente o resultado do lucro no período. Com a globalização, é muito difícil se manter competitivo, sem considerar a importância da carga tributária na constituição do preço. Já temos ciência de que um terço de tudo que o país produz se refere a tributos.

Devemos ressaltar também que o nosso sistema Tributário Nacional possui leis exigentes e complexas, dificultando bastante a vida do empresário devido principalmente ao excesso de burocracia e também a baixa qualificação dos profissionais.

Sendo assim, recomendamos atenção especial a todos os tributos embutidos e repassados nas diversas etapas da comercialização como sendo ponto crucial na definição das margens de lucratividade. Afinal, todo esse processo é relevante na hora de estipular o lucro e o preço final da venda. Até, por que, a carga tributária elevada pode significar lucro reduzido.

Por isso, reiteramos o fato de que para manter a competitividade em uma economia onde os impostos e contribuições pesam, pois, emitir notas, escriturar livros, enviar declarações e ainda acompanhar as mudanças da legislação é tarefa complexa para muitos porque envolve aumento nos custos da operação. Sem falar que mais noventa por cento da economia é mantida pelas médias e pequenas empresas.

Além disso, a correria do dia-a-dia impede a realização de um diagnóstico de todas as operações realizadas, relativamente ao aproveitamento de benefícios fiscais ou mesmo de falhas no cumprimento da lei, muitas vezes, por desconhecimento.

Diante desse cenário, é preciso que as empresas percebam definitivamente que tributação adequada gera preço mais competitivo e menor risco de questionamento por parte do fisco. E a recuperação de tributos reduz os custos de aquisição contabilizados. Portanto, chegamos a conclusão que uma escrituração correta pode reduzir as muitas autuações que, geralmente, provocam reflexos graves no caixa das empresas.

Podemos listar algumas rotinas que podem ser adotadas pelas empresas com o objetivo de prevenção de contingências:

  • Revisão de procedimentos fiscais com a finalidade de identificar erros de emissão de notas fiscais, escrituração de livros, pagamento indevido ou falta de pagamento de tributos etc.;
  • Estudo, visando adequar a carga tributária para fins de investimento em região favorável com logística eficaz, através de um planejamento tributário eficiente;
  • Formalização de empresas com estudo prévio do regime tributário menos oneroso;

O trabalho da consultoria tributária tem como objetivo melhorar o resultado das empresas, através da manutenção preventiva. Para tanto, utiliza-se de informações fiscais, comerciais e de parâmetros contábeis. Com uma visão pró-contribuinte, detecta falhas que podem evitar quebras no fluxo de caixa.

banner central dos post do blog

Podemos dizer que empresas bem estruturadas segregam e reconhecem a importância da consultoria tributária, bem como da atuação das áreas fiscal e contábil na definição de novas estratégias.

O processo de tomada de decisões deve se basear em informações legítimas e é para isso que a atuação das consultorias se faz indispensável nas organizações.

A Plane Assessoria Fiscal e Contábil dispõe de equipe especializada no assunto pronta para atendê-los. Para maiores informações entre em contato com a nossa área comercial, através do e-mail comercial@plane.com.br ou pelo telefone (21) 3553-8190 ramal: 8300.

Caso prefira: Clique aqui para ir para a página de CONTATO.

Artigo sobre Consultoria tributária

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

2743 Total Views 2 Views Hoje