46º Artigo – Por Que Terceirizar O Departamento Pessoal – DP

Por que terceirizar o departamento pessoal – DP?

Dentro de uma organização, o setor responsável por cuidar, organizar e administrar toda rotina concernente à relação de emprego existente entre o colaborador e o empregador é o departamento pessoal. O DP, como é chamado, deve estar presente em toda organização que tenha pelo menos um colaborador formal, ou seja, onde exista no mínimo um contrato de trabalho com vínculo empregatício.

Agora, quando falamos de legislação trabalhista brasileira é necessário que se esteja bastante atendo ao tema que é demasiadamente complexo. Isso por que, a justiça do trabalho no Brasil está cada vez mais ágil na hora de punir os empresários que não cumprem com as suas obrigações perante os seus colaboradores.

Contudo, por tratar de um interesse em comum tanto para o empresário quanto para os colaboradores, o departamento pessoal tem um grande destaque dentro da organização, devendo ser gerido com eficácia e eficiência, pois, as penalidades sofridas pela falta de controle impactam significativamente nos resultados da organização.

Com isso, o DP passa a ter a obrigação de executar e coordenar toda a burocracia gerada pelos vínculos trabalhistas de uma organização. Às vezes, o DP é confundido com o setor de recursos humanos, entretanto, as funções de ambos são totalmente distintas. Basicamente o departamento pessoal trata da parte da papelada do setor de recursos humanos, já este lida com o desenvolvimento do empregado dentro da empresa.

banner central dos post do blog

Atualmente, já existe uma forte do mercado tendência a terceirização do DP, e em uma grande parcela de empresas as funções do departamento pessoal já são desenvolvidas por escritórios de contabilidade. Fato que pode ser justificado pela ganho que a empresa tem com a sensível redução dos custos operacionais e também com a melhora da qualidade dos processos de trabalho.

Também é oportuno destacar outra atribuição do departamento pessoal, que é a de municiar relevantes informações de cunho social ao governo. Uma vez que, por meio das obrigações acessórias, como por exemplo, o e-Social, o DP transmite vários tipos de informações sobre os colaboradores.

Sendo assim, diante do exposto acima, corroboramos com o fato de que a terceirização do departamento pessoal é a decisão mais acertada que uma empresa deve seguir, na situação atual. E, por isso, é oportuno descrevermos a gama de benefícios que Plane oferece aos seus clientes:

  • e-Social (departamento específico para tratar somente do e-Social);
  • Auditoria de Folha de Pagamento, relacionada ao e-Social;
  • CONTRACHEQUE ONLINE;
  • Recebimento/Movimentação da Folha de Pagamento Online;
  • Administração de Benefícios;
  • Registro de Profissionais Contratados;
  • Elaboração de Obrigações Acessórias Anuais: DIRF, RAIS e Informes de Rendimentos;
  • Elaboração e Produção de Informações para Envio ao Ministério do Trabalho;
  • Elaboração de Folha de Pagamento e Cálculo de Encargos Sociais;
  • Elaboração de Mapas de Acompanhamento de Concessão de Férias;
  • Acompanhamento de Acordos, Convenções / Dissídios Coletivos;
  • Assessoria Trabalhista e Previdenciária no Atendimento à Fiscalização;
  • Envio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) ao Ministério do Trabalho.

Não existem no mercado muitas empresas que prestam trabalhos similares aos oferecidos pela Plane (www.plane.com.br). Por isso, estamos seguros de poder superar as expectativas de nossos clientes. Para tanto, entre em contato conosco através do telefone (21) 3553-8190, ramal: 8217 e/ou pelo e-mail comercial@plane.com.br e agende uma reunião para podermos demonstrar a nossa capacidade em bem atendê-lo.

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

6553 Total Views 3 Views Hoje