Erros Mais Comuns Cometidos Na Gestão Financeira

Os 3 erros mais comuns cometidos na gestão financeira.

Uma das coisas essenciais a tratar, na atualidade, é a importância de fazer uma boa gestão financeira da empresa. Então, se já efetua controles financeiros, seja, através de papel e caneta, planilhas ou softwares online, podemos dizer que já está melhor que muita gente.

Nesse artigo falaremos sobre alguns problemas para quem necessita adequar esses controles financeiros. Por isso listamos os 3 erros mais comuns cometidos na gestão financeira.

  • Falta de disciplina nos controles financeiros

Muitos empresários começam a efetuar o controle financeiro, mas devido à falta de tempo e estarem preocupados com atividades operacionais da empresa, não mantém esses controles financeiros com certa constância.

As contas passam a se acumular, as planilhas passam a ficar desatualizadas, os orçamentos são ignorados e, em determinado momento, não conseguem mais ter ciência de como está a área financeira de sua organização.

  • Problemas no controle do Fluxo de Caixa

Outro ponto importante é controlar de forma eficiente o fluxo de caixa, pois, essa atividade é muito mais do que simplesmente acompanhar o extrato bancário e atualizar planilhas com valores que já ocorreram.

Isso por que, além de averiguar o que já se passou, o fluxo de caixa também é adequado para se planejar o futuro. Por isso, é necessário conhecer as despesas que ainda irão ocorrer, e deixar registradas, principalmente, as que a empresa não poderá deixar de pagar.

  • Não levar em consideração gastos imprevistos e despesas menores

Alguns empresários, mesmo fazendo uma boa gestão financeira, às vezes, podem ser surpreendidos ao precisar de dinheiro para sanar gastos imprevistos. Podemos dizer que nem tudo é possível prever, mas para alguns desses gastos é necessário estar sempre vigilante.

banner central dos post do blog

Para auxiliar na resolução dos problemas que mencionamos anteriormente, será necessário separar uma parte do tempo do dia para cuidar dos aspectos gerenciais e financeiros. Assim, aos poucos, poderá ser encontrado o ritmo adequado à realidade da empresa, e os números mais importantes estarão sempre à disposição.

É preciso também ter uma boa visualização das contas a pagar e das contas a receber, para que seja possível planejar o momento de antecipar um recebimento e/ou evitar pagamento de contas com multas e juros.

Também é muito importante ter o controle sobre as pequenas despesas. Em geral os gastos em dinheiro, de pequeno valor e que às vezes não são anotados nos controles financeiros, podem atrapalhar a gestão financeira da empresa ao longo do tempo.

 Todas as ações que necessitam ser tomadas requerem tempo e disciplina para serem realizadas. Contudo, pela nossa experiência, podemos garantir que a grande maioria dos problemas na gestão financeira podem ser solucionados com a adoção de modernas práticas contábeis.

Sendo assim, caso necessite de auxilio, pode entrar em contato conosco (www.plane.com.br).

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

1575 Total Views 3 Views Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.