O Que Sua Empresa Necessita Saber Sobre Departamento Pessoal?

O que sua empresa necessita saber sobre departamento pessoal?

Artigo Sobre: Departamento Pessoal

O Departamento Pessoal também chamado de DP é parte integrante de todas as empresas, contudo, atualmente devido aos altos custos associados a salários elevados dos colaboradores e também a investimentos em infra-estrutura operacional, como sistemas informatizados e maquinário (computadores), essas funções ficam melhores administradas através de um escritório de contabilidade com expertise nesse serviço. Em todo caso, o DP é imperioso para o adequado funcionamento das rotinas administrativas da empresa, pois fazem a ligação entre a administração e os colaboradores.

Já passou o tempo em que às atividades do Departamento Pessoal se resumiam a controlar os documentos dos colaboradores, estimar o valor da folha de pagamento e emitir as guias para pagamento de impostos. Entretanto, nos dias de hoje o DP, infelizmente, em alguns casos, passou a ser visto com maus olhos devido aos problemas que vem causando nas empresas. O Departamento Pessoal é hoje a área mais frágil e detalhista da empresa, e se as atividades deste não forem bem feitas, acarretará transtornos financeiros, e nas relações entre os envolvidos nesse processo, como por exemplo o colaborador, o empregador, o escritório contábil e o ministério do trabalho.

Por isso, é muito importante ser cuidadoso na escolha do escritório de contabilidade que cuidará do Departamento Pessoal da sua empresa. Ele será responsável pela organização e administração de todas as rotinas relacionadas à relação de emprego existente entre o colaborador e a empresa, como por exemplo: a contratação, o pagamento de salários, o transporte, as férias, o 13º salário, dentre outras.

banner central dos post do blog

Para tentar auxiliar no entendimento das atividades do Departamento Pessoal, podemos dividi-lo basicamente em três setores, conforme o tamanho da empresa:

  • Admissão: trata do processo de integração da pessoa contratada pela empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos.
  • Manutenção/Controle: trata do processo de controle de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como pagamento de taxas, impostos e contribuições.
  • Desligamento: trata do processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais.

Podemos então concluir que o Departamento Pessoal é muito valioso, sendo essencial que o mesmo esteja alinhado as legislações trabalhistas, previdenciárias e ao regulamento da empresa. Esse fato, aliado a um custo financeiro bem menor, em comparação a ter um DP interno, torna a terceirização do Departamento Pessoal uma solução bem mais vantajosa.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a Plane, através do telefone (21) 3553-8190 – ramal: 8300 e/ou através do e-mail, comercial@plane.com.br , e venha conhecer nossa sede, no Centro do Rio de Janeiro. Teremos muito prazer em recebê-lo e demonstrar toda nossa capacidade em bem atendê-lo.

Caso prefira: Clique aqui para ir para a página de CONTATO.

Artigo Sobre: Departamento Pessoal

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

2425 Total Views 1 Views Hoje

This Post Has One Comment

  1. admin

    Olá, Sra Mayela, ficamos online de segunda a sexta. Como podemos lhe ajudar?

Comments are closed.