O Que é A E Financeira

O que é a e-financeira?

Podemos dizer que o Brasil é um país rico! Em nosso país os órgãos fiscalizadores cobram inúmeras obrigações acessórias. Prestamos contas das operações contábeis, trabalhistas, fiscais, e agora, bancárias, que é a e-financeira.

 A Receita federal tem como um dos principais objetivos com a criação da e-financeira realizar o cruzamento dos dados dos contribuintes para averiguar se o que foi declarado no IR corresponde com o movimento financeiro apresentado.

Mas, a e-financeira, o que é?

A e-financeira é uma obrigação reservada às instituições financeiras a ser entregue de acordo com data fixada pelo fisco em relação aos seus clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. A e-financeira foi instituída por uma Instrução Normativa da Receita Federal e veio para normatizar o que está exposto no Art. 5ª da Lei Complementar 105 de 2001 que orienta a prestação de informações para as instituições financeiras.

A prestação das informações financeiras para as pessoas físicas ocorrerá quando a movimentação mensal ou saldo em conta for igual ou superior a R$ 2.000,00. Já para as pessoas jurídicas a prestação das informações financeiras ocorrerá quando a movimentação mensal ou saldo em conta for igual ou superior a R$ 6.000,00. (Art.7º).

A prestação das informações para a e-financeira deverá ser realizada de forma semestral e irá compreender os seguintes prazos:

a) até o último dia útil do mês de fevereiro, com informações relacionadas ao 2º semestre do ano anterior;

banner central dos post do blog

b) até o último dia útil do mês de agosto, com informações relacionadas ao 1° semestre do ano em curso. (Art. 10).

Tal medida tem por objetivo reprimir e penalizar ações ilícitas. Contudo, se o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, estiver quite com suas obrigações, não possuir recursos duvidosos para obtenção de suas receitas ou possuir meios para prestar contas de seus ganhos e gastos, ele poderá ficar tranqüilo quanto à fiscalização pela e-financeira.

Para você e sua empresa ficarem seguros quanto a qualquer tipo de obrigação acessória emanada pelo governo, seja ela contábil, fiscal, trabalhista ou mesmo bancária, venha para a Plane (www.plane.com.br), e passe a usufruir de um escritório contábil com mais de 20 anos de experiência no mercado que conta com total infra-estrutura operacional e sistêmica para lhe assessorar.

Entre em contato pelo telefone (21) 3553-8190 ou pelo e-mail comercial@plane.com.br e agende uma reunião para que possamos demonstrar como a Plane poderá auxiliá-lo.

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

2988 Total Views 3 Views Hoje