Preenchimento Incorreto Do DIOPS XML

O preenchimento incorreto do DIOPS-XML poderá ocasionar a sua reprovação integral.

O DIOPS-XML 2016 é o sistema de recepção das informações financeiras enviadas constantemente pelas operadoras de planos privados de saúde, sendo regido pela Resolução Normativa RN nº 173, de 10 de julho de 2008.

 Com base no DIOPS-XML do 4º trimestre de 2016, o preenchimento errôneo ou incongruente dos quadros “Movimentação da Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar” e “Quadro de Ativos Garantidores” será capaz de causar a reprovação integral do DIOPS Financeiro em sua totalidade.

O modelo estabelecido para o DIOPS-XML segue os princípios da Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), a partir da qual os dados passam a ser enviados pelas operadoras de planos privados de saúde para a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, em arquivos de formato padrão, usando o XML.

Na admissão dessas informações pela ANS serão executadas apreciações iniciais de montagem do XML e dos tipos de dados enviados no arquivo, sendo o mesmo dado como “Aceito” se tudo estiver em conformidade com o modelo estabelecido. Caso contrário, os erros serão exibidos de forma pontual, informando a linha, a coluna e o elemento que se encontra com algum tipo de problema na montagem e/ou no seu preenchimento.

Após essa etapa serão realizadas críticas complementares de preenchimento para validação do balancete e dos quadros de descrição a cada ciclo de uma hora a partir do momento da recepção das informações.

banner central dos post do blog

As operadoras de planos privados de saúde, devem estar atentas às orientações e exemplos de preenchimento dos referidos quadros, disponibilizados em 2016 no site da ANS:

  • Orientações sobre o quadro “Movimentação da Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar”
  • Orientações sobre o quadro “Ativos Garantidores”

É necessário destacar ainda a recomendação de que as operadoras de planos privados de saúde realizem o envio das informações em tempo hábil, para que eventuais inconsistências detectadas pela crítica dos dados possam ser corrigidas, possibilitando, assim, o envio válido dentro do prazo limite para entrega do DIOPS-XML que é até o dia 31 de março de 2017.

A Plane Assessoria Fiscal e Contábil (www.plane.com.br) atua no mercado a mais de 20 anos, e hoje possui uma equipe qualificada, capaz de orientar seus clientes quanto ao envio do DIOPS-XML dentro do prazo legal.

 Fonte: Site da ANS.

 

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

1506 Total Views 3 Views Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.