Como Evitar Problemas No Fluxo De Caixa Da Empresa

Como evitar problemas no fluxo de caixa da empresa?

Um controle severo das operações financeiras de um negócio é imprescindível para que uma empresa tenha resultados consistentes. Por isso, o fluxo de caixa não serve apenas para saber se haverá condições da empresa arcar com os compromissos financeiros do final do mês, mas particularmente para realizar um bom planejamento do empreendimento.

 Inserir as informações no fluxo de caixa uma vez por semana ou mensalmente pode parecer mais fácil, porém prejudica a credibilidade dessas informações. Os registros devem ser precisos o suficiente para que seja possível planejar o futuro do negócio com segurança.

Também é possível notar que por questão de praticidade, às vezes, algumas empresas lançam os recebimentos no fluxo de caixa antes mesmo do dinheiro entrar no caixa da empresa. Contudo, se esse procedimento for realizado com regularidade o fluxo de caixa ficará incorreto, possibilitando o aumento de dívidas. Por isso, é muito importante estar sempre atento aos valores que são lançados no fluxo de caixa para que não haja erros que possam prejudicar o planejamento do negócio.

banner central dos post do blog

Portanto, no intuito de sanar tais prolemas é recomendado lançar os valores apenas quando o dinheiro realmente entrar na conta da empresa. Agora, se o valor a ser recebido for a prazo, será melhor lançar esse valor a cada mês. Por isso, quanto maior for o nível de detalhamento das informações no fluxo de caixa, mais preciso serão as previsões. Assim, é muito importante que se registre mesmo os menores gastos e recebimentos.

Sendo assim, a empresa que cuidar do fluxo de caixa constantemente, terá a sua disposição mais elementos para melhores tomadas de decisão, assim como para planejar de forma consistente o futuro do negócio.

A Plane Assessoria Fiscal e Contábil (www.plane.com.br) atua no mercado a mais de 20 anos, e auxilia todos os seus clientes quanto ao acompanhamento adequado do fluxo de caixa da empresa, contribuindo para o correto gerenciamento da área financeira das empresas.

 

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

1533 Total Views 9 Views Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.