Qual-a-importância-do-planejamento-financeiro-para-as-empresas

Qual a importância do planejamento financeiro para as empresas?

 

Artigo sobre: Planejamento Financeiro

O controle financeiro e o planejamento financeiro são importantes e necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação. Pois, o planejamento financeiro estabelece a forma como os objetivos podem ser auferidos.

Entretanto devemos analisar que nas organizações, muitas vezes o dono da empresa não sabe como administrar seus recursos financeiros conquistados. Então, podemos verificar que, em alguns casos, a ausência de bom um planejamento financeiro. Essa ausência prejudica sobremaneira a permanência das organizações em seus ambientes empresariais.

E, é neste contexto que o planejamento financeiro busca determinar suas ações e metas através de uma análise embasada em cenários realísticos e informações consistentes, vindas de todas as áreas da empresa, principalmente da contabilidade, seja ela interna ou externa à organização.

Podemos dizer que se trata de uma forma de gerenciamento como tantas outras. Todavia o planejamento financeiro pode contemplar um orçamento gerencial de forma a incorporá-lo às demais necessidade de controle. Por isso, o planejamento financeiro pode ser visto como uma ferramenta abrangente no atendimento às necessidades de gerenciamento das empresas.
banner central dos post do blog

É possível destacar várias ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa. Porém, citaremos aqui apenas duas ferramentas de grande importância para o controle financeiro das empresas, são elas, orçamento e fluxo de caixa.

O orçamento é um compêndio dos planos da organização, e estabelece metas específicas das atividades de quase todas as áreas da empresa e, que geralmente, é representado por um orçamento de caixa, um balanço patrimonial estimado e uma demonstração de resultado também estimada.

No que tange ao fluxo de caixa, este, constitui ferramenta de crucial relevância para a administração das organizações. A sua adesão possibilita um bom gerenciamento dos recursos financeiros, evitando situações representam sérias ameaças à perenidade das empresas.

Por isso, podemos concluir que toda a empresa necessita de um bom planejamento financeiro que tenha foco em todo o ambiente hegemônico, para fixar metas e saber identificar variações e justificá-las, tornando o processo do planejamento um mecanismo engenhoso e participativo.

Com isso, os empresários terão melhores condições de planejar o futuro de suas empresas utilizando-se de ferramentas fáceis de serem aplicadas como, por exemplo o orçamento e o fluxo de caixa, fundamentados em informações geradas pela própria administração e contabilidade da empresa.

Sendo assim, urge a necessidade de vossa empresa ter uma excelente contabilidade. Então, venha para a Plane! Visite o nosso site www.plane.com.br, entre em contato conosco, através dos telefones (21)3553-8190 – Ramal: 8217 ou pelo e-mail comercial@plane.com.br e agende uma visita ou solicite uma Proposta Comercial.

Caso prefira: Clique aqui para ir para a página de CONTATO.

Artigo sobre: Planejamento Financeiro

Faça sua pergunta ou deixe o seu comentário aqui abaixo.
Respondemos bem rápido!

14431 Total Views 3 Views Hoje